quarta-feira, 30 de julho de 2008

A insustentável leveza de Veneza


Veneza é uma cidade assutadoramente bela. É leve, lírica, poética e romântica até pra quem viaja sozinho, mas também assustadora em alguns momentos.
Quando você chega, a primeira sensação é que tudo está flutuando, inclusive você. E alguns lugares flutuam mesmo. Os ancoradouros, aonde os vaporetos param para deixar e pegar mais pessoas realmente flutuam e quando você entra neles, é preciso se equilibrar, principalmente quando o vaporeto trava ao ancoradouro, pois é um impacto forte que pode derrubar o turista desatento.
Veneza, em tese, não é uma cidade cara, mas os vaporetos, ou seja, o meio de transporte dessa cidade é muito caro. 6 euros e 50 cents para circular por eles durante uma hora. 32 euros por um dia, enfim! Quando cheguei em Veneza, pensei, vou gastar uns 200 euros só de transporte aqui, mas depois, observando, percebi que eles não controlam dentro dos vaporetos, pois são muitos turistas e uns compram para um dia, outro para duas horas, outro para uma hora, outro compra só para uma próxima parada, enfim! Acho que Veneza não tem ainda a estrutura para regular tudo isso, além do mais, o movimento nesses meses é muito grande. Talvez eles regulem em baixa temporada, sei lá....resumindo, como Deus ama todos, mas ama mais os ousados, ousei, circulei de graça os cinco dias que permaneci em Veneza.
Veneza é uma cidade maravilhosa. As ruas desaparecem e aparecem novamente da sua frente. Elas vão se estreitando, estreitando e você se assustando com a sensação de que vai ficar sem saída e chega o momento em que os turistas precisam passar um de frente pro outro num raspar forte de corpo, não há jeito.
Há inúmeras lojas de máscaras e algumas muito famosas. Conheci a loja que fornece máscaras para o cinema de Holliwood. Vi as máscaras que Tom Cruise e Nicole Kidman usaram no filme “Eyes wide shut” aquele em que os dois participam de uma seita de sexo e tudo mais. Eles passam boa parte do filme mascarados, pois é, foi essa loja de Veneza que forneceu as máscaras, enfim!!
Se você pretende visitar a Europa ou só a Itália, não deixem Veneza de fora. Acho que é o lugar que mais tem artifícios para impressionar o turista.
Quando peguei a estrada novamente, rumo a Bern, as paisagens pareciam flutuar e eu tinha a impressão que tava entrando água por baixo do Trem.
Uma dica. Se você tiver muito dinheiro pra gastar em Veneza, esqueça essa dica, mas se quiser economizar pra poder conhecer outros lugares ou comprar bastante souvenirs veja essa dica:
Logo que os turistas chegam em Veneza, eles vão logo para os guichês comprar os ingressos dos caríssimos e inevitáveis (a não ser que você queira visitar Veneza nadando) vaporetos (são vários, cada um com uma direção)não faça isso, passe direto pelo caixa e entre no seu vaporeto, ninguém vai lhe pedir ingresso e se pedirem você ainda tem a possibilidade de se fazer de turista perdido e comprar La dentro. Voce terá o privilégio de não pegar as longuíssimas e intermináveis filas dos guichês...

obs: a foto acima foi tirada da famosa ponte de Rialto (per de Rialto) é uma das vistas mais famosas, mas tem várias, várias...
É isso...

Nenhum comentário: