sexta-feira, 11 de julho de 2008

Arles - Van Gogh


De marseille, dei um pulinho de trem até Arles, cidadezinha que Van Gogh e Gauguin viveram algum tempo. Nessa pequena cidade, Van Gogh pintou significativas obras. Pintou o seu quarto, pintou um céu estrelado, pintou um café à noite e tantos outros. Todos muito famosos - pra não falar no Os Girassóis - e que estão em Amsterdam, no museu que leva o nome dele.

De Marseille até Arles, são apenas quarenta minutos. Paguei 28 euros ida-e-volta. Além de todos esses lugares que Van Gogh pintou, voce pode ainda conhecer a fundação Van Gogh.

O que me irritou um pouco foi saber que se Van Gogh não tivesse vivido em Arles, talvez a cidade não tivesse nenhuma força. Van Gogh morreu na miséria, Só vendeu um quadro em vida e mesmo assim foi quase uma forçassão de barra e hoje todos nessa cidade ganham dinheiro em cima do que ele foi. Nada contra, mas olhando os passos do pintor genial, que estava anos à frente do seu tempo, eu achava todo aquele comércio em cima do nome dele muito estranho.

Todo o fluxo turístico de Arles, a meu ver, tem a ver com van Gogh e nada mais. Não vi nada mais na cidade para ser visitada. Lógico, é charmosinha (Todo o sul da França é muito charmoso) tem ruas exóticas, tem um anfiteatro maravilhoso, histórico, mas fui lá para seguir os passos desse pintor holandês que muito admiro.

Coisas da vida. Um precisa dar o sangue para que outras sobrevivam. Se Van Gogh soubesse que hoje ele é uma grife e se Voltaire soubesse que ele tem uma rede de Hoteis. Deixa pra lá....

Vou postar primeiramente o quadro que ele pintou e logo depois posto a foto que tirei relacionada ao seu respectivo quadro.

Nenhum comentário: