terça-feira, 12 de agosto de 2008

De longe e bem perto...Big Ben


Caminhando pelas ruas no dia seguinte já pude avistar o famoso Big Ben. É estranho, tanta fama, mas quando você chega perto dele não sabe o que fazer com ele. Então, tirei fotos.

Acho que já disse aqui, que não viajei pra ficar tirando fotos de monumentos famosos. Tiro, mas não é o meu barato. Gosto na verdade de entrar no cotidiano, provar da comida, da bebida. O estilo de vida é que me atrai. Os museus, as livrarias, enfim!!! o dia a dia.

Londres não tem o charme de cara que tem Paris, Berlim, Nice, Madrid, mas aos poucos ela vai te conquistando. É rica, rápida, organizada, séria. A Oxford street que posso comparar com uma José Paulino multiplicada por 1.000 e sempre em festa é impossível de se caminhar. Nela estão as maiores marcas do mundo e tem muita promoção, então todo mundo quer passar por ela para comprar alguma coisinha.

Londres é uma cidade cara como qualquer outra da Europa, mas seu diferencial é que, por ser muito rica, te proporciona meios de sobreviver com pouco. Estou falando de comida. Você entra no Tesco (um supermercado famoso de Londres e que tem de tudo) e compra um prato pronto e fresco dentro de marmitas plásticas, dessas para microondas, por 1 pound (R$ 3,60) mais ou menos. Os Londrinos, como todo Europeu, adora comer sanduiches frios e pratos prontos e em plena praça, com talherzinho e tudo. É uma graça.

Os pub's são maravilhosos. Escuros, aquecidos, aconchegantes. Frequentei alguns. A cerveja é barata. generosa e boa. Bebi uma francesa que gosto. vem numa taça imensa. As cervejas inglesas são muito fortes e servidas quentes. Quero dizer, são tiradas quente.

Diferentemente de Paris, você em Londres não precisa se preocupar em conhecer a comida inglesa, pois ela num tem muito isso não. É dificil definir Londres. O Fotógrafo mais famoso é um peruano, as comidas que mais fazem sucesso é a Indiana e a japosesa e por ai vai. Os ingleses estão se lixando pra essa coisa de raiz, to falando da meninada, que tá dando um perfil descontraido e bacana a toda Europa. Talvez os ingleses mais velhos, se encontrem no final da tarde, em alguma confraria, para tomar seus uisques e charutos caros e para falar de uma história de uma Londres distante, que essa moçada mais novinha num tá nem ai pra lembrar. Londres é cada um na sua e ninguem em lugar nenhum. Londres não liga pra você. Acho que consegui definir. É isso...

Nenhum comentário: