domingo, 3 de agosto de 2008

Bessa convidado Vip do Festival Paleo de Musica de Nyon, na Suiça


Bom, como já disse diversas vezes em posts anteriores, um dos motivos de eu estar na Europa é que fui convidado pra assistir um dos maiores festivais de música do mundo, o Paleo Festival 2008, em Nyon. Ele é o segundo maior depois do Festival de Montreaux. Tive acesso a todos os shows, as passagens de som das bandas e aos camarins dos aritistas.
De Berna peguei um trem até Nyon e de Nyon peguei um trenzinho do próprio Paleo que os Fanceses o chamam de Navettes
Cheguei às 14:00 horas e só as 17:00 abririam as portas para os turistas e afins. Antes disso pude caminhar tranquilamente pelo imenso, e ainda vazio, espaço aonde aconteceu todos os shows. Tem um palco principal (A Grande Cena) onde pude perceber que foi destinado somente as bandas Européias (Principalmente as francesas) e vários outros palcos menores para novas bandas e bandas do resto do mundo.
O Brasil teve sua área, com shows dos artistas brasileiros, exposições, barracas, comidas típicas e tudo mais.
Gostei muito de uma banda, nova, francesa chamada Cocoon. Apenas um casal no palco fazendo um barulho bom danado. Muito boa a banda. Vi o Show de Silvério Pessoa. Achei bacana, mas ele me lembrou um Alceu Valença revisitado. Vi o show da Vanessa da Matta, muito querida por aqui. Bem Happer deu uma canja no show dela. Muito bacana. Aliás, a Vanessa é a única artista brasileira que vi por aqui, pela Europa e olhe que eu rodei. Quando sai de Nyon, onde aconteceu o Paleo e fui pra Amsterdam, a Vanessa tava lá fazendo outro show. Ela ta rodando, de leve, o mundo. É isso ai Vanessá da Mattá.
Enquanto conferia diversas bandas e tendências passei um bom tempo no camarim do Olodum. Õ povo simpático, esse Olodum. Gente boa, sem afetação e consciente do talento e poder que tem. Estão tranqüilos.
Fiz muita amizade com todos, mas principalmente com o Elpídio, o baixista. Ele disse que tem um trabalho solo, de MPB que gostaria muito de divulgar. Ficamos de trocar figurinhas. Ele, juntamente com o Olodum tocam em Sampa, dia 15 de agosto, o dia que retorno, mas não sei se vai dar pra ir, devo chegar com um Jet leg danado, mas ficamos com os contatos e logo estaremos montando alguma coisa juntos.
O Festival Paleo é um acontecimento de extrema importância na música do mundo. Conheci o cara que começou tudo isso e o atual presidente, eles adotram o Brasil e sua música. Disse-me que o Brasil estará presente em todos os Paleos. Que bom.
Foi muito bacana. Valeu muito ter ido, em todos os sentidos. Novidades pra 2009, 2010. Aguardem!!!

Nenhum comentário: