sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Berna:Uma bela vaca pastando indolente num belo jardim


De Veneza, peguei um trem até Milão (Milano Centrale), ainda na Itália. Uma hora e um pouco de estrada. Em Milão fiz uma conexão direto para Berna (Bern) sete horas de estrada. Como já disse, parece muito tempo, mas geralmente os trens da Europa são confortáveis e rápidos, porém caríssimos. Nesse trajeto, com a conexão, paguei 80 euros. Outra vantagem é que tem um bar e geralmente passo toda a viagem nele, tomando cerveja e olhando a paisagem. Nada mal, mas o cansaço é uma presença viva e pulsante. Os trens são sempre uma grande surpresa.
Berna (Bern) é a capital da Suíça. Tem 117 mil habitantes. É pacata, limpa, rica. Passei 6 dias em Berna e quase morri de tédio. Visitei o museu do Einstein e o apartamento onde ele morou, e que, dizem por aqui, foi onde ele desenvolveu a teoria da relatividade. Visitei o parque dos ursos (um dos símbolos da cidade, além da vaquinha e dos relógios) tomei banho na grande piscina pública (muito requisitada) tomei umas e outras, vaguei pelas ruas e só.
Berna é uma cidade criada para ricos. Eles ficam fumando seus caros charutos e tomando suas bebidas caras e sofisticadas. Sim, Berna é uma cidade caríssima. Até agora, pra mim, a cidade mais cara da Europa e acho que vai ficar nisso mesmo. Não existe liquidação, promoção, ponta de estoque, nada. Tudo vem com o preço lá em cima. Em noventa por cento da Europa, se utiliza o euro como moeda, mas na Suiça é o Franco-Suiço. O franco é um pouquinho menos que o Euro, mas ai, os espertinhos suíços põem o preço dos seus produtos lá em cima, pra compensar a diferença e ainda ganhar um bocado. E Eles, os suíços, parecem que não estão nem ai pra isso. Também, com uma das maiores rendas per capta do mundo, quem vai se preocupar.
Sem opção no final de semana, os jovens compram cervejas e ficam bebendo pelas esquinas, mas todos numa boa. No dia seguinte caminham pelas ruas agarrados às suas beck’s e cantando músicas no idioma que mais se sentem a vontade.
Uma coisa que achei bacana é que todos os bêbados, os vagabundos, drag’s queens e afins são muito bem vistos por todos na cidade. É comum para os nativos verem um velho ou uma velha em trajes exóticos, que até o Marquês de Sade se espantaria, dormindo pelas calçadas. Faz parte da cena diária deles. Eles respeitam e gostam que os outros respeitem. Todos dão cigarros e dinheiro para a bebida e dão sem reclamar.
A cidade apesar de pequena é sofisticada no estilo de vida. Todos esbanjam moda, beleza, dinheiro, mas tem algo que não cola. Contei os dias para sair de lá. Se você não está interessado em comer um fondue com seu namorado(a) noivo(a) esposo(a) amante ou sei lá o que, se não tá afim de provar os chocolates e o leite (os melhores do mundo) risque Berna do seu roteiro. Você vai morrer de tédio. Eu quase morri. Pra mim, Berna ficou em minha mente como uma vaca bem tratada pastando indolente num belo jardim. Cazuza estava errado, em Berna o tempo pára. Será que tem a ver com o Eisntein¿
Como já disse, Berna é pequena, mas me perdi diversas vezes. É que ela tem ruas largas, lojas de um lado e de outro (todas as marcas caras do mundo. Não existem lojinhas) e no começo, no meio e no fim de cada rua, tem uma torre com um sofisticado relógio - desisti de tentar saber as horas nele - então tudo se parece. Quando você pensa que ta indo pro lado, ta na verdade indo pra outro. Aconselho a não pegar as torres como referência, fiz isso logo que cheuei e foi nessa que me perdi. Só depois é que peguei o macete. Outra coisa, quando estiver por aqui e visitar Berna (continuo não aconselhando) olhe para todos os lados. Os trens urbanos trafegam no maior silêncio e quando você menos espera, tem um em cima de você, quero dizer, quase em cima.
Outra coisa: os suíços são realmente pontuais. Nem mais nem menos. Isso chega a ser estressante. Quando tive que fazer conexões em trens suíços, quando chegava em uma estação eu tinha no máximo cinco minutos para pegar o outro trem. Nesse pequeno intervalo eu tinha que descobrir a plataforma (Gleis) e o trem que ia para o lugar que eu queria, enfim!!!quando estiver em Berna (não aconselho) não pense que 6:30 pode ser 6:31, não é. 6:30 na suíça é 6:30, sem mais nem menos.

Obs: A foto é ainda no trem a caminho de Berna

Nenhum comentário: