sexta-feira, 6 de junho de 2008

Vamos voltar só um pouquinho?


Bom! na ansiedade de postar e principalmente pela dificuldade de internet sem fio na Europa, como já falei (nem todos os lugares tem e quando tem é muito cara. Tenho como referência São Paulo, pois fico horas e horas na Starbucks sem nenhum ônus), eu acabei postando sobre Barcelona, e aí esqueci de uma pequena cidade charmosa, tranquila e pra quem gosta de literatura, obrigatória. Fica próximo de Madrid, se chama Alcalá de Henares, e nada mais nada menos é a cidade natal de Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote de La Mancha. Voce pega um trem em Madrid (direção Alcalá de Henares) e com quarenta minutos estará lá. Logo ao chegar voce percepe a força do povo dessa cidadezinha elegante, aconchegante e de gente amável. Tem um monumento em homenagem as vítimas do atentado de 11 de Março de 2004.


Bom! minha intençao era só visitar a casa onde nasceu Cervantes mas acabei rodando toda a cidade, pois ela é impregnada de história sobre esse Maluco genial e otras cositas más: Praças, ruas, restaurantes, pessoas, todos contando um pouco, e do seu jeito, algo sobre o autor de Dom Quixote.


A casa onde ele nasceu, hoje é um museu, nada mais justo. Visitei os aposentos: O quarto das mulheres e das crianças, a cozinha, tudo. Um grande pulo no passado. Bem na frente tem as estátuas em tamanho natural de Quixote e Sancho. Estão sentados no banco em frente à casa de seu criador e parecem envolvidos numa grande polêmica. Estão cada um na ponta e também parecem esperar mais alguém para pazer parte da discussão, o turista é claro. Como em Lisboa conversei bastante com Pessoa no À Brasileira, não perdi a oportunidade de ouvir o que eles discutiam, e logo entendi que era sobre o proximo caminho a seguir nessa mágica jornada.


Ao sair da Casa-Museu-Cervantes, tomei um café (tem um bem em frente a casa) e fiquei lá, olhando os dois, ainda em sua efervescente discussão, e pensando no livro de Cervantes que eu havia lido e lido e lido e lido....


A literatura é o meu País.


Amigos a gente encontra o mundo não é só aí.


Essa dica foi do meu amigo e parceiro Ricardo Brito, valeu Rica.


abraços

Nenhum comentário: