sexta-feira, 20 de junho de 2008

A Monalisa


Bom, falei no tópico anterior que passei duas vezes pela Monalisa, e é verdade. Eu estava tão entusiasmado com outros quadros, muiiiiiito mais belos, do Da Vinci, inclusive, que não percebi a Famosa mulher do sorriso enigmático. Quando percebi uma grande concentração de pessoas e flashs intermitentes, foi quando vi um pequeno quadro, uns cinco metros à minha frente. Nesse momento eu estava fotografando um lindíssimo e enorme quadro de Veronèse, que fica em frente o da Monalisa. É a obra Les Noces de Cana.

Confesso que me decepcionei com a Monalisa. Não quero saber se o Da Vinci foi seu próprio modelo para o famoso quadro, nem quero também saber se ela está sorrindo ou não, nem tão pouco estou interessado no siginificado da paisagem apocalíptica as costas da sombria mulher se contrapondo ao seu calmo sorriso. O que quero dizer é que acho que tem muito mais barulho do que quadro. Lógico que Da Vinci era um gênio, um grande artista em todos os sentidos, mas acho que o que estraga o mercado de arte são os vendedores. Fazem muito barulho em torno de um determinado quadro para que sua demanda aumente exorbitantemente, assim se perdendo a clareza do real valor da obra em si. Enfim!! Talvez o próprio da Vinci nem gostasse tanto de sua obra assim, bom, mas não foi por isso que me decepcionei. A questão é a seguinte: Com todo esse barulho, as pessoas só querem ver a Monalisa, e muito raramente, mais umas duas outras obras. Quando encontrei o quadro dentro do gigante Louvre, esperei quinze minutos pra chegar até ela, e quando digo chegar até ela, estou falando de quatro metros de distância. Uma faixa indica muito bem até aonde voce pode ir.

Todos os outro quadros voce pode olhar até as pinceladas do artista, mas na Monalisa voce olha, se quiser, á quase cinco metros de distânca. Outra, ela é protegida por um vidro, que quando voce fotografa, o reflexo estraga a foto. Tem cinco seguranças enormes pra lá e pra cá, impedindo ainda mais a nossa visão. Sem contar que o esbarra-esbarra das pessoas, querendo ver mais de perto também é uma loucura. Sai até briga. E nisso aprendi que a ignorância, em qualquer parte do mundo, fala um só idioma. Mas o pior que eu achei foi encontrar gente chorando diante da Monalisa. Esta parecia lhe retribuir um sorrisinho sarcástico pelo choro inutilmente derramado.


Reforço, da Vinci era um artista-visionário completo. Um homem totalmente dedicado ao seu belo trabalho, mas como Hemingway dizia, "Só as pessoas tem o poder de estragar as coisas" Sendo assim, acho que deveriam divulgar mais as outras obras de da Vinci, além dos outros pintores, claro, com mais zelo, e acho também que as pessoas deveriam apreciar mais as outras obras, que como já disse, acho-as muito mais belas e significantes. Sei que muita gente aprecia todo o Louvre, mas percebi que a maioria quer mesmo ver a Monalisa, a Venus de Milo e quando muito Amore e Psiche (Eros e Psiquê). Bom é isso.

Nenhum comentário: